quarta-feira, 30 de março de 2011

Propaganda Havaianas -O patrulheiro





A campanha publicitária da havaianas para o verão 2010. Ícone brasileiro, as Havaianas sempre trouxeram para os espaços publicitários campanhas com doses de humor que retratam situações do cotidiano, razão pela qual têm muita aceitação popular e leva muitas pessoas a repetir os comportamentos da propaganda no dia a dia, sejam nas escolas ruas, praias ou entre amigos.

Intitulada de “Patrulheiro Havaianas”, a campanha verão 2010 da sandália feita pela agência AlmapBBDO tem gerado muita polêmica e discussão, pois tem sido taxada de homofóbica. Que tal analisarmos a peça para ver o que ela diz? Assim esse exercício pode nos ajudar a compreender a mensagem da propaganda.Em seguida a propaganda faz uma coisa legal, que é chamar a atenção para o Artigo 252 do Código de Trânsito Brasileiro que proíbe dirigir usando calçados que não se firme nos pés, como as Havaianas, por exemplo, que não possuem tiras presas aos calcanhares. Nesse ponto a propaganda dá uma dica bem clara: “Nas férias, quando você usa mais as suas Havaianas, tenha cuidado para não ser pego dirigindo com elas, senão você vai pagar multa e perder 04 pontos na sua carteira de habilitação”.

Depois, quando um dos atores pergunta se dirigir de Havaiana é crime, o guarda responde: “Crime não, é infração.” Ou seja, uma regra que deixou de ser cumprida. Porém, na tentativa de instruir os rapazes do que seria um crime ele diz: “Crime é você namorar a Fernanda Vasconcelos e ir à praia com dois marmanjos”.O dicionário que consultarmos vai informar que crime é uma “violação muito grave de ordem moral, religiosa ou civil que deve ser punida pelas leis”. Segundo a propaganda, o rapaz que recebe a multa (penalidade), além da infração de trânsito, cometeu que crime? “– Ir à praia com dois homens”. Nesse ponto a propaganda dá outra dica bem clara: “Se você sair para se divertir acompanhado por outro homem, você estará cometendo um crime e será punido pelas leis da moralidade, da religião ou da justiça”. E é nesse contexto que a propaganda peca passando essa mensagem de homofobia.

Como falei, as Havaianas sempre trouxeram propagandas com conotações humorísticas e isso leva muitas pessoas a repetir os comportamentos de um comercial no dia a dia. Imagine que na vida real alguns amigos resolvem ir à praia ou ao shopping e alguém influenciado pela propaganda diz e diz: “Homens juntos! Que crime.” Lógico que alguém pode levar na esportiva ou não se ofender com essa atitude, mas outros podem inclusive evitar ser visto acompanhado por outros homens para não ser taxado de criminoso e ser apontado como infrator, imoral ou contraventor. Dessa forma a gente pode entender que a propaganda pode incentivar comportamentos punitivos para situações que se assemelhem a relacionamentos homossexuais e isso não é uma infração, é crime!

NA MINHA OPINIÂO:

É muito quere criticar,levar ao pé da letra uma piada perto de tantas outras piores que a midia mostra toda hora,e não só em propagandas e sim em programas diarios na tv.Vou dar um exemplo aqui,ja que no artigo acima foi citado os homossexuais,muito desses programas que usam o homossexual em "piadinhas"que acaba fazendo as pessoas repetirem no dia a dia trazendo o asunto do homossexualismo como piada e seguindo essa piada outras piadas cheias de preconceitos.Comece a perceber essas mensagens subliminares nas novelas nos programas humoristicos,filmes e não só o preconceito homossexual os de raça,religião se for levar tudo ao pé da letra vai ser complicado fazer comedia.

Eu achei a propaganda muito bem feita de muito bom humor,com foco nas leis de transito alertando sobre a infração de dirigir de chinelo.Acho que as pessoas guando assistem dão mais valor para o humor da propaganda do que os pontos negativos que foram citados.

Um comentário: